top of page

  O wees e seus resultados

         Os encontros da Rede Nacional de Pesquisadores Empresas, Empresários e Sociedade sempre se caracterizaram pela diversidade teórica e institucional de seus participantes, inclusive estrangeiros, e pela presença e participação de agentes públicos ligados às atividades relacionadas às empresas, bem como dos próprios empresários e organizações de classe. Seu formato de workshop permite a todos os participantes, sejam ou não do meio acadêmico, uma intensa troca de informações e a atualização nos resultados de pesquisas e nos debates teóricos e metodológicos associados às empresas, aos empresários e sua inserção na economia, na sociedade e na política. Como forma de dar continuidade e fomentar o desenvolvimento deste campo de pesquisa, o evento comporta uma sessão especialmente voltada para jovens pesquisadores.

          Por fim, os trabalhos apresentados nas edições anteriores deste workshop resultaram na publicação de vários livros e artigos em revistas relevantes. Os livros publicados foram: Ana Maria Kirschner e Eduardo R. Gomes (Orgs.). Empresa, Empresários e Sociedade, Rio de Janeiro, Sette Letras, 1999; Ana Maria Kirschner; Eduardo R. Gomes; Paola Cappellin. (Orgs.). Empresa, empresários e globalização. Rio de Janeiro, Relume Dumará, 2002; Wagner T. Iglecias; Maria Antonieta P. Leopoldi; Wagner Pralon Mancuso (Orgs.) Estado, empresariado e desenvolvimento no Brasil. Novas teorias, novas trajetórias, São Paulo, Editora de Cultura, 2010.

          Em 2007, foi publicado do dossiê “O mundo empresarial e a questão social”, na Civitas: Revista de Ciência Sociais, vol 7, n. 1, 2007, com trabalhos apresentados na quinta edição do Workshop. Em 2008, com trabalhos apresentados na edição do workshop deste mesmo ano, foi publicado o dossiê As empresas e as Ciências Sociais na crise da modernidade, no volume 18, número 31 da Revista de Sociologia e Política. Em 2010, a revista Política & Sociedade, volume 9, número 17 publicou o dossiê Empresariado, Estado e Poder, com artigos resultantes dos trabalhos apresentados na edição deste mesmo ano do Workshop, realizado na Universidade Federal de Santa Catarina. Ainda foram realizados outros apanhados de trabalhos na Revista Sociologia e Política, v.23 ,n.55, 2015, Dossiê Estado, mercado e desenvolvimento; e Cadernos CRH, v.25, n.66, 2012, Dossiê Sociologia Econômica. Estudos apresentados no evento realizado em Niterói em 2014 compõem dossiê temático que foi publicado em 2016, na Revista Século XXI, da Universidade Federal de Santa Maria.

         A décima edição do Workshop Empresa, Empresários e Sociedade foi realizado em Porto Alegre, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, entre os dias 9 e 11 de novembro de 2016, tendo por tema geral “Tempos de turbulência e estagnação”. Com esse tema, essa edição do WEES propos um amplo debate para aprofundar problemáticas teóricas e evidências empíricas sobre a trajetória e a construção do modelo de crescimento econômico do país nos últimos anos, bem como avaliar seus alcances, disputas e alternativas, na conjuntura das transformações pelas quais passava o país, muito em função de transições macroestruturais na economia e de radicalidades político-partidárias. O WEES2016 contou com a participação de 88 pessoas, sendo 68 palestrantes/ apresentadores de trabalhos e 41 ouvintes. Esse número de participantes foi considerado positivo, mesmo que tenha ficado abaixo do esperado. O evento permitiu amplo debate das questões relacionadas aos temas empresa, empresários e sociedade desde a perspectiva das Ciências Sociais, conforme programado. Todos os trabalhos apresentados – quando autorizados pelos respectivos autores – foram publicados em versão integral e aberta no website especificamente construído para o evento, e podem ser consultados em http://www.ufrgs.br/wees , site onde estarão permanentemente disponíveis para livre acesso e ampla popularização. Os materiais debatidos na forma de workpapers durante o evento, certamente favoreceram o aperfeiçoamento dos trabalhos para publicações em forma de artigos.

          Nesta edição do evento, a busca pela continuidade das publicações será por meio de artigos a serem recebidos entre as temáticas do evento como tema principal norteador: Empresa, Moral e Política: desafios da relação público-privado no Brasil.

Esse conjunto de pesquisadores vem reunindo-se, igualmente, no âmbito do GT “Sociologia Econômica” da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS), bem como em GTs e STs sobre ‘Sociedade e Vida Econômica’ nos encontros anuais da Anpocs, atestando a vitalidade e a demanda por espaços de interlocução na especialidade no país. Chama a atenção nessas iniciativas o vivo e permanente interesse de estudantes de pós-graduação, expresso no envio de suas investigações (concluídas ou em curso).

         Como se pode ver, as diferentes edições do workshop promovido pela Rede Empresa, Empresários e Sociedade e a participação com GTs em importantes eventos vêm resultando em importantes publicações que divulgam com relativa agilidade a produção dos pesquisadores que delas participam, fazendo com que suas contribuições possam ser utilizadas por todos os interessados.

         A 11ª edição do evento conta em sua Comissão Científica com professores que compõem a Linha de Pesquisa Sociedade e Economia, do Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, bem como outros pesquisadores e professores com background na área de Sociedade, Sociologia,  Economia e Ciência Política e Serviço Social, vinculados a outros Programas de Pós-Graduação como da UFRJ, UFPR, USP, UFSC, UFMA, UFF, UFS, FEE-RS e PUCRS. Além de contar com importantes nomes deste campo de pesquisa no Brasil, a Comissão Organizadora e o Comitê Científico do evento contam com a participação dos demais pesquisadores que compõem o grupo que vem realizando as edições anteriores do Workshop. A Comissão Organizadora, conta com professores e pesquisadores da área, pertencentes às instituições que promoverão o evento e com inserção e contatos externos à universidade de grande importância para a obtenção do apoio necessário à sua realização bem sucedida, e será assessorada por alunos do doutorado, do mestrado e de iniciação científica da instituição na sua organização e realização, estimulando desde cedo a formação e a inclusão de novas gerações de pesquisadores nessa área.

bottom of page