top of page

Palestrantes

Palestra de Abertura: 

Prof. Dr. Roberto Grün

É professor visitante sênior na Universidade Federal do ABC. Professor titular aposentado da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e pesquisador do NESEFI - Núcleo de Estudos em Sociologia Econômica e das Finanças da UFSCar. Graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - SP (1976), mestre em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985), doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1990) e estágio de complementação de doutoramento - Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (1989). Tem experiência na área de Sociologia, Engenharia de Produção e Organizações, atuando principalmente nos seguintes temas: governança corporativa, sociologia econômica, sociologia das finanças, conflitos culturais, escândalos, inovações organizacionais e sociologia do trabalho. Foi "Directeur de Recherches" na Maison des Sciences de l'Homme de Partis, "Directeur d'Etudes" na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales de Paris e "Joaquim Nabuco Chairman in Brazilian Studies" na Universidade de Stanford. Publicou recentemente os livros: "Decifra-me ou te devoro: o Brasil e a dominação financeira" e "Da Pizza ao Impeachment: uma sociologia dos escândalos no Brasil contemporâneo", ambos pela Editorial Alameda.

 

​

Palestra Internacional:

Profa. Dra. Mahrukh Doctor

É professora Sênior em Economia Política na Universidade de Hull na Inglaterra. Foi professora Adjunta de Estudos Latino-Americanos na Universidade Johns Hopkins (SAIS-Europe) em Bolonha, foi pesquisadora no centro de estudos brasileiros na Oxford e economista do Banco Mundial. É doutora pela Universidade de Oxford na Inglaterra (2000). Seus interesses de pesquisa estão voltados principalmente para a política economia e política internacional do Brasil e o regionalismo na América Latina (especialmente Mercosul e relações Mercosul-União Européia). É autora do livro Business-State Relations in Brazil: Challenges of the Port Reform Lobby (New York: Routledge, 2016). Já publicou artigos  em diversos periódicos acadêmicos, tais como, International Affairs, Review of International Political Economy, Journal of European Public Policy, Journal of Common Market Studies, Journal of Latin American Studies, Brazilian Journal of Political Economy, Global Society, Bulletin of Latin American Research, and Oxford Development Studies. Foi pesquisadora visitante da Universidade Federal Fluminense, Universidade de São Paulo e do SAIS-Europe.

 

 

Mesa Redonda – Empresa, negócios e corrupção

Prof. Dr. José Antônio Martins

É Professor Associado da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Possui doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo, com estágio sanduiche na Università di Pisa (Itália) (2007), graduação em Filosofia pela Universidade de São Paulo (1996) (bacharelado), mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2001) e Licenciatura em Filosofia pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (1998). Realizou seu pós-doutoramento em Filosofia pela Università di Padova (Itália) (2010-2011). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase nas áreas de filosofia política, história da filosofia medieval e teoria política clássica, ensino de filosofia e formação docente. Seus temas de pesquisa são: o pensamento político de Maquiavel e do Renascimento italiano, o aristotelismo político medieval, republicanismo. É autor do livro “Corrupção” pela editora Globo e “Filosofia Política” pela editora Martins Fontes.

 

Prof. Dr. Marcos Otávio Bezerra

É Professor Titular na Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui doutorado (1998) e mestrado (1993) em Antropologia Social pelo PPGAS/Museu Nacional/UFRJ e é graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (1987). Realizou estágios de pós-doutorado na École normale superieur (Paris) (2003) e École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris) (2014). É professor do Departamento de Sociologia e Metodologia das Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Exerce a vice-direção do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia - ICHF/UFF (2016-atual). É pesquisador de produtividade em pesquisa do CNPq (categoria 2), coordenador Núcleo de Antropologia da Política (NUAP) (2017-atual) e do grupo de pesquisa Fronteiras e Transformações das Práticas Estatais e Políticas (CNPq/UFF). Tem experiência na área de antropologia e sociologia e interesse em questões relacionadas ao Estado e à política: corrupção, relações pessoais, relações de troca, modos de governo, participação política, formas de militância e modalidades de crítica à política. É autor dos seguintes livros: Corrupção. Um estudo sobre poder público e relações pessoais no Brasil (1995); Em nome das bases. Política, favor e dependência pessoal (1999) e Política, Governo e Participação Popular (2012, com B. Heredia, I. Barreira, M. Palmeira e O. Coradini)

​

Dr. Marco A. Guimarães

Mestre em Direito Econômico e Social pela Pontifícia Unidade Católica do Estado do Paraná -  PUC/PR. Gerente Executivo Jurídico, de Riscos e Compliance do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná. Vice-Presidente da Comissão de Direito Sindical da OAB/PR.  Membro da Comissão de Mediação e Arbitragem da OAB/PR. Membro Consultor da Comissão de Compliance da OAB/PR. Membro do Conselho de Relações Trabalhistas da Associação Comercial do Estado do Paraná.

​

Mesa Redonda – WEES – Mesa Histórica

Prof. Dr. Eduardo Gomes

É Professor na Universidade Federal Fluminense. Doutor em Ciência Política pela Universidade de Chicago,  Mestre em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ), e Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Tem se dedicado ao estudo das relações entre Estado e desenvolvimento no Brasil, enfocando diversos aspectos deste processo. Este tem sido o tema central de seu trabalho como professor da graduação e da pós-graduação do Depto. de Ciência Política da UFF. Voltou-se posteriormente para o estudo da Responsabilidade Social das Empresas e o Terceiro Setor. Fez Pós-Doutorado comparando o Terceiro Setor do Brasil com o dos Estados Unidos na Universidade de Washington, WA. Foi Fulbright Scholar in Residence no Bellevue College, além de ter sido professor visitante em outros colleges dos Estados Unidos, quando recebeu a posição de Elena Diaz Verson Amos Eminent Scholar in Latin American Studies pela Columbus State University, GA. Atualmente, é também Professor do Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do CNPq sobre "Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento". Foi coordenador de um projeto de estudo sobre o Tripartismo comparando Brasil e México, apoiado pelo Edital Universal do CNPq, nos anos de 2014 e 2015 e está co-coordenando a constituição do Centro de Estudos dos Países Brics na UFF, que se tronou membro da LIGA das Universidades do Brics, com inauguração prevista para o início de 2017.

 

Profa. Dra. Maria Antonieta Leopoldi

É Professora do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal Fluminense (UFF), atuando no Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFF (M e D) e no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento da UFRJ (M e D) como professora colaboradora. É pesquisadora do INCT/Politicas Publicas, Estratégias e Desenvolvimento com projeto na área de Elites Estratégicas e Desenvolvimento. Mudanças nas Capacidades Estatais com vistas à Inserção Internacional do Brasil. Possui doutorado em Ciência Politica na Faculty of Social Studies - University of Oxford (1984), mestrado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (1971) e graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1968). Pós-doutorado na University of Illinois at Urbana-Champaign, Illinois, EUA (1994). Áreas de interesse: políticas macroeconômicas e desenvolvimento, Estado e a Economia Política Internacional, instituições e reforma do Estado, Empresas Multinacionais Brasileiras. Foi bolsista da Fundação Ford, da Fulbright e da Hewlett Foundation.


 

 

bottom of page